CONDIÇÕES IDEAIS
Existem alguns fatores que têm grande influência em todo o processo de compostagem e que deverá conhecer.
A temperatura do ambiente onde se realiza a compostagem é muito relevante no processo de transformação da matéria orgânica. Normalmente, quando os resíduos orgânicos são transformados, o calor produzido pelos microrganismos perde-se e os resíduos não aquecem. No entanto, quando a compostagem de resíduos orgânicos é feita com recurso a condições controladas, como é o caso dos compostores, o calor produzido, resultante da oxidação da matéria orgânica é acumulado e a temperatura pode chegar aos 70ºC.
Para compreender melhor a variação da temperatura durante o processo de compostagem, foram identificadas 4 fases principais. Para ajudar a identificar as fases deste processo, utilize um termómetro para medir a temperatura no interior do seu compostor.
Se o processo já está a decorrer há mais de 7 semanas, com pelo menos 2 revolvimentos, a temperatura ambiente no interior dos resíduos indica que a decomposição está concluída e o composto está maduro e pronto apresentando-se quebradiço se seco; moldável se húmido; cheira a terra e não suja as mãos.
Dica: Se, passadas cerca de 7 semanas, após revolver os resíduos verificar que não existe uma subida da temperatura, tal significa que o processo de compostagem terminou e o seu composto está pronto a ser removido e utilizado.