Os SMSBVC apresentam:

VANTAGENS

18001_A_III_27_Acompostagem_Vantagens_1Economica_v01_JM-(1)

Reduz a quantidade de resíduos orgânicos depositados em aterro, diminuindo os custos ambientais e económicos.

18001_A_III_27_Acompostagem_Vantagens_2ApoiosSociais_v01_JM-(1)

A poupança com esta redução é transformada em apoios a instituições sociais do Município de Viana do Castelo. Por cada € poupado com a compostagem de resíduos orgânicos, a Câmara Municipal de Viana do Castelo junta outro €! De 4 em 4 meses, estes contributos serão convertidos em bens para instituições de solidariedade social do município.

18001_A_III_27_Acompostagem_Vantagens_3NutrientesSolos_v01_JM-(1)

Enriquece o solo com macronutrientes essenciais como o azoto, o fósforo, o potássio e o magnésio e micronutrientes como o sódio, o cobre, o boro, reduzindo a necessidade de aplicação de fertilizantes convencionais. Os fertilizantes convencionais estão associados a diversos impactos negativos nomeadamente na degradação da qualidade do solo, poluição das águas e da atmosfera, bem como aumento da resistência de pragas.

18001_A_III_27_Acompostagem_Vantagens_4Composto_v01_JM-(1)

O composto produzido possui fungicidas naturais e organismos benéficos que melhoram a biodiversidade e a fertilidade natural do solo e ajudam a eliminar organismos patogénicos prevenindo doenças nas plantas. Além disso, a longo prazo, contribuem para um aumento da produtividade do solo, contrariamente ao que acontece com os fertilizantes convencionais químicos.

18001_A_III_27_Acompostagem_Vantagens_5EconomiaCircular_v01_JM-(1)

Alimenta a inovação e competitividade no âmbito da Economia Circular. A compostagem insere-se nas medidas de prevenção da produção de resíduos e promove a reciclagem da matéria orgânica. Juntamente com a reutilização, recuperação e reciclagem de outros materiais e energia, toma forma um modelo da economia circular por oposição a um modelo linear de extração das matérias primas, processamento de produtos, venda, uso e eliminação que desperdiça o valor de materiais e energia não aproveitados. O modelo de Economia Circular fornece benefícios de curto prazo e ferramentas para fazer face aos desafios de longo prazo como:

  • Disponibilidade limitada de recursos naturais e consequente volatilidade no preço das matérias primas e riscos de fornecimento;
  • Novas áreas de negócio e relações com o cliente ligadas a programas de retoma;
  • Confluir para a conservação dos recursos naturais, redução de resíduos e das emissões e consequente combate às alterações climáticas.